Com a popularização da internet, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. E com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou “gênero” (por exemplo: fanfics sobre mangá), existem outros como o Fanfiction.net (em inglês, mas com espaço para textos em outras línguas), o Quadrim e a Biblioteca de Guaruhara (um dos mais antigos sites de fanfics em atividade), que possuem textos de vários gêneros.
Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns) foi desenvolvido um grande área de fanfics interativivos, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestados algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails .O blog pioneiro[carece de fontes?] deste gênero foi o brasileiro "Expresso Hogwarts", dedicado a fanfics inspiradas pela obra de J. K. Rowling, fundado no dia 13 de junho de 2003[carece de fontes?].
Existem diversos blogs brasileiros e estrangeiros que trabalham neste formato, inclusive comunidades do orkut que se dedicam a postagem de fanfics.
Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter[carece de fontes?], atualmente se pode encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por X-Men, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica Jovem, entre outros.
Normalmente os fanfics costumam infringir as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na intenet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitido devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.
Apesar de muitos acreditarem que a grande explosão de fanfics no Brasil e no mundo tenha acontecido pelo fenômeno Harry Potter[carece de fontes?] e Sailor Moon, tal informação pode ser contestada.
Tipos de Fanfiction
Doujinshi
Fanficção japonesa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo deriva de Doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.
Normalmente, o termo usualmente se refere a mangás/fanzines de artistas não profissionalizados, podendo conter tanto histórias originais quanto baseadas em um mangá ou um anime da moda, bem popular. Entretanto, escritores de fanfics que se dedicam em criar histórias inspiradas em animes e mangás classificam seus trabalhos como doujinshi, mesmo quando é apenas texto e não possui ilustrações.
O termo Doujinshi Circle é utilizado para designar um grupo de artistas que trabalham juntos na criação de uma obra. A Clamp começou sua carreira como um Doujinshin Circle, contando com 11 integrantes no começo.
Mary Sue
Alguns tipos de fanficções são chamadas pelo estilo Mary Sue, um formato mais "açucarado" em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada.
Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.
Outros Tipos
Darkfic - Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".
Deathfic - Onde os personagens principais morrem.
Slash - Fanfic cujo tema principal concentra-se na relação (amorosa, de amizade etc) entre dois personagens centrais. "Slash" é a palavra em inglês para "barra". Ex: Aragorn/Boromir, Spock/Kirk. A grande maioria atualmente interpreta o termo como sinalização de relacionamentos homossexuais masculinos.
Femslash - Fanfic com relacionamento homosexual feminino. Ex: Alex/Olivia (Law and Order: SVU)
Fanon - Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.
Lemon - Fanfic com cenas de sexo entre homens (detalhada).
Lime - cenas de sexo apenas sugeridas (hetero, yaoi, yuri).
OC - "Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor.
OOC - "Out of Character". Quando o personagem age de forma diferente do habitual.
Orange - Fanfic com cenas de sexo entre mulheres (detalhada).
PWP - "Plot? What plot?" Significa: Enredo? Que enredo? Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo.
Saga - são fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.
Self Inserction - quando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.
Yaoi - Fanfic com romance entre dois homens.
Yuri - Fanfic com romance entre duas mulheres.
Shonen-ai - Fanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.
Shoujo-ai - Fanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platônico.
Bondage - Quando ocorre na fic imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual.
Dark Lemon - Fics com cenas de sexo com violência explícita.
Fetichismo - Atração por peças de roupas, objetos ou determinadas partes do corpo.
Fluffy - Fanfic extremamente açucarada.
MPREG - Male Pregnant. Fanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.
NCS - Non Consensual Sex. Quando ocorre uma relação sexual sem o consentimento total de um dos parceiros. Não significa que seja estupro.
POV - Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal.
SAP - Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso.
Side Storie - Fanfic (não necessariamente) curta que explica um fato ocorrido numa outra fic.
SM - Fanfic com cenas de sadomasoquismo.
Threesome - Fanfic com cenas de sexo entre três pessoas.
TWT - Time? What time? Fora da linha temporal.
Voyeurism - Quando se observa alguém com o objetivo de obter satisfação sexual.
What If - O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente.
Shotacon - Fanfic com romance entre um homem mais velho com um mais novo.
Lolicon - Fanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) - O termo deriva da estória "Lolita".
Hentai - Fanfic com cenas de sexo (explícitamente).
Citrus - Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.
Canon - Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens.
Oneshot - Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.
Songfic - Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pela autora, como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots.
U.A. (Universo Alternativo) - Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.
Tipos de Classificação [1]
G (Livre ou K/K+) - Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.
K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.
K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.
PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.
PG-15 (PG ou NC-15): Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.
PG-17 (NC-17, M/MA ou R): Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.
Hentai (ou R-18):Contem cenas de sexo,não recomendado para menores de 18 anos.